Google Chrome OS

Eu lí hoje uma notícia no google blog, sobre o Google Chrome OS. É uma idéia legal de um sistema, linux-based que simplemente funcione, sem precisar ficar configurando o sistema, baixando pacotes, etc, e que seja leve e rápido. Que não fique lento depois de meses de uso (coisa que até ubuntu está sofrendo, infelizmente). Foi dito também que o sistema seria baseado no chrome e usaria um window manager novo.

Bom, isso tudo é legal, certamente, mas um detalhe importante há de ser notado. Ele usará um window manager novo.

Quando a google bota a mão, sabemos que com rapidez ela produz coisas bem legais e poderosas. Eu aqui, gostaria muito que eles não só criassem um window manager novo, mas dessem um “tapa” no Xorg para que ele fique mais simples e rápido. Ou melhor, substituam ele.

Tudo bem, o Xorg é legal, ele tem recursos legais, mas ele é antigo e grande. Até lento. Ele é muito mais do que o que é usado agora, e por causa disso, torna a vida de quem quer acesso direto à placa de vídeo mais complicada e esses sistemas mais lentos e complicados de se distribuir. A maioria das pessoas precisa de uma interface única de acesso direto à placa de vídeo e só.

Vamos aguardar e ver no que dá. Provavelmente ainda este ano teremos novidades.

Ref: Google blog

3 thoughts on “Google Chrome OS

  1. Talita

    É apenas uma leiga observação!
    Os OS Google dos mobiles, na verdade chamam-se Android.
    Será que para os computadores, não seriam a mesma coisa? Android OS? Dizem que é em 2010, né? Pois bem, para 2010 só faltam 5 dias!

    Reply
  2. thiago Post author

    Esse é outro.
    Já sairam especificações. É baseado no ubuntu e não é o android, que este também está sendo cotado para ser um sistema operacional para netbooks por outras empresas.
    A grande diferença deste para o ubuntu é que ele é praticamente um browser, e tudo girando em torno do browser

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *