Parabéns Unix!

E o unix completa 40 anos!
(terá que fazer exame de próstata!)

Este mês comemoramos os 40 anos do sistema unix.

Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Há algum tempo atrás, eu estava em uma palestra da microsoft, aonde o palestrante logo após apresentar o windows 2003 server disse: “Todos estão trocando seus servidores unix pelo windows 2003 server”. GRANDE MENTIRA. Quem tem sistema unix e trabalha com ele não troca. Acho que é possível perceber o quanto esse sistema tem um nome forte.
O Unix é um dos sistemas operacionais (como linux, windows, Mac OSX) que mais influenciou a tecnologia que temos hoje. Há 40 anos atrás foi criado o Unix, por Ken Thompson e Brian Kernighan, depois sendo reescrito usando a linguagem C, criada por Dennis Ritchie para ser “portável”.

PS: Os nomes Kernighan e Ritchie são dos escritores daquele livrinho rosa de C que todos adoram. Não é mera coincidência 😉

Kernigan e Ritchie

Tinham muitos concursos de barba mais bonita na época

A guerra dos clones

O Unix começou como um sistema operacional, mas logo passou a ser considerado um padrão, devido à grande variedade de clones que apareceram dele.
Inicialmente criado na AT&T, o Unix era um sistema portável para várias plataformas e devido ao sucesso de sua idéia, várias grandes empresas começaram a fazer os seus clones de Unix, tendo entre eles o HPUX (HP), AIX (IBM), SunOS (atual Solaris – Sun), IRIX (Silicon Graphics), XENIX (Microsoft!), dentre outros, e tendo cada um deles uma característica diferente, alguma coisa que outros não tinham e funcionavam só em máquinas próprias. O AIX em máquinas IBM, o SunOS em máquinas Sun, etc.

Lugares onde o unix é usado

Vamos chamar os Unix e derivados de “*nix”
São usados unix e clones/derivados em (Linux, BSD, OSX, etc):

  • Servidores na internet – Isso mesmo. Se você usa a internet e está visitando algum site, é bem capaz que este site use *nix
  • Metrô, aeroporto e outros serviços de transporte
  • Aparelhos eletrônicos – Televisões, microondas e talvez até geladeiras
  • Celulares e smartphones – Muitos sistemas embarcados eletrônicos proprietários são derivados de *nix
  • Computadores pessoais – De linux ao “cool” Macintosh da apple. O OSX é um unix certificado.

E o futuro ?

A grande maioria das empresas que tem seus sistemas rodando em *nix, ao contrário do que a microsoft diz, não tem qualquer intenção de sair deles, e eles continuam crescendo e se disseminando.


X-Window-System

X-Window System

Eu quero experimentar

Segue aqui uma lista de versões de *nix que podem ser baixadas e testadas (são só algumas poucas. É impraticável colocar todas elas)

.

.

.

E finalmente, e menos importante….

É esse, O livro rosa!

É esse, O livro rosa!

Observações finais

1. O livro de C do K&R original, ao menos o primeiro que eu vi, era amarelo, mas o rosa é muito mais chamativo, por isso não resisti a usá-lo no exemplo 😉

2. A imagem de unix postada aqui é beeeeem antiga.

E finalmente a imagem do livro rosa

2 thoughts on “Parabéns Unix!

  1. Thiago Laurentino

    Só uma correção, o Unix da MS é o Xenix, o IRIX é da Silicon Graphics.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *