Emmanuel Goldstein – ícones

Mathew Lillard

Mathew Lillard

Eu estava estes dias lendo um post do site rpg online, onde tinha famosos jogadores de RPG. Dentre os jogadores, estava Mathew Lillard, mais conhecido como Salsicha, fã assumido de D&D.

Esse mesmo ator fez um filme em 1995 chamado Hackers, aonde ele era um ícone no mundo hacker.

O nome real de Emmanuel Goldstein é Eric Corley. Ele, imagino que inspirado no livro 1984 de George Orwell, criou esse pseudonimo para sí pois acreditava que uma pessoa tem o direito de mudar o próprio nome. Acredito também que ele tomou esse nome para sí próprio pois no livro 1984, E.G. era o opositor do grande Big Brother, tal qual ele (Eric Corley) agia.


Criador da revista 2600, do movimento Free Kevin (movimento de libertação do Kevin Mitnick), do programa de rádio Off the Hook, do documentário Freedom Downtime, dentre outros, o Sr. Corley sempre lutou pela liberdade da informação, sendo atualmente a maior bravata da internet.

Eric Corley

Eric Corley

Não por acaso, tem muita gente – com o rabo preso, claro – querendo censura na internet, regulamentações para uso, dentre outras coisas que servem somente para podar a nossa liberdade de pensamento e expressão. A internet, apesar da pornografia e outras bobagens que fazem mal às crianças, é uma base de conhecimento fantástica. As pessoas estão muito mais informadas sobre tudo, tendo de uma forma rápida e fácil acesso a muita informação sobre praticamente qualquer coisa. Cabe controlar o que as crianças veêm aos pais. Vamos manter a internet livre !

Um detalhe interessante é que o Emmanuel Goldstein era o opositor do big brother no livro, e o Eric Coley luta contra tudo que vá contra a liberdade, como por exemplo a censura e a criação de regras de uso na internet.

Um outro detalhe interessante, para quem viu o filme Hackers, é que o personagem Emmanuel Goldstein foi quem anunciou em rede nacional (mundial talvez, pois passou até em displays na rua) quem era o “The Plague” e o que ele estava fazendo de errado, etc, tal qual Eric Corley.

Vida longa Emmanuel Goldstein! (a.k.a. Eric Corley)

One thought on “Emmanuel Goldstein – ícones

  1. Pingback: Thiago via Rec6

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *