Net, Note. Quem sabe a diferença ?

NetBooks

NetBooks

Parece assunto passado, mas não é tão passado assim.
Eu ainda vejo, com bastante freqüência gente comprando notebooks e netbooks pelo preço sem realmente entender o que está comprando.

No mundo da tecnologia, feliz ou infelizmente temos muitas siglas e nomes estranhos. Para quem não é da área, geek, ou não acompanha o que está acontecendo no nosso Tecno-mundo, se embanana todo com esses nomes. Eu digo feliz ou infelizmente pois talvez sem esses montes de nomes e siglas seria tudo coisa.

Imagine só:

– Opa Thiago, tudo certo ?
– Tudo bem!
– Você me empresta a sua coisa ? Mas não a grande… Eu falo da coisinha prateada que coloca no negócio que parece um porta copos, mas não aquela que é para música mas sim a de vídeo.
– Ah! pode pegar.


Desk…Net…Top ?

Desk...Net...Top ?

Desk...Net...Top ?

Para aumentar a confusão, temos por aí agora também os (ainda não nomeados) NetTop, ou DeskNet, ou seja lá o que for, como o Acer AspireRevo AR1600-U910H.

Ele é um computador de baixo custo US$ 200,00, aonde você pode executar qualquer coisa, mas ele foi feito para uma função bem específica, tal qual os netbooks também foram.

No caso desde, em especial, foi feito para uma coisa que cada dia é mais comum. Todos temos DVDs, alguns BLU-RAYs, vídeos em laptops, e outros formatos por aí. O grande diferencial desse é ser um computador para ser deixado ao lado da TV (HDTV preferencialmente) e ser usado como player.

Essa maquininha é tem um processador Atom, HD 160 GB 5400RPM SATA, chipset de vídeo NVIDIA ION LE Graphics.

Reparou no NVIDIA ? Essa maquininha foi feita, basicamente para ver vídeos em alta definição, e convenhamos, 160GB de HD dá para colocar bastantes filmes e fazer uma sessão de cinema. Há também os vídeos por streaming em HD, que pode-se ver tranquilamente com ele.

Bom, o post sobre o AspireRevo acabou, mas e o netbook ?

Está aqui abaixo uma pequena definição de cada um desses

  1. Desktop – Computador de mesa. Feito para trabalho / diversão geral. O tamanho não é muito importante e tampouco a mobilidade.
  2. Laptop/Notebook – Computador portátil. Feito para ser facilmente transportado e poderoso – atualmente tão poderoso quanto um desktop.
  3. Netbook – Computador super-portátil e de baixo custo. Feito para tarefas básicas como instant messaging, navegar na internet, edição de planilhas e documentos.
  4. DeskNet (ainda não nomeado oficialmente) – Tarefas básicas de internet e reprodução de vídeos em alta definição.

Na hora de comprar, é importante que se entenda o que se está comprando. Como cada um tem funções específicas tome cuidado para não comprar um netbook pensando em ter um desktop, ou mesmo um laptop.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *