Porque o Google é importante para o Linux

Linux Logo - Tux

Linux Logo - Tux

Apesar de muito tempo sem conseguir postar com qualquer regularidade, hoje minhas filhas dormiram mais cedo e eu apesar de estar caindo de sono, tive uma inspiração súbita lendo um post de um dos funcionários da Canonical (criadora do ubuntu) dizendo que vai deixar a empresa para se juntar ao Google.

Muita gente (incluindo eu mesmo) fazem a brincadeira dizendo que o Google é a skynet, dizendo que eles tem muitos dados, que o ChromeOS não deve ser usado pois ele guarda os seus dados na internet (nos servidores do próprio google talvez), dentre outras coisas. Muitos esquecem do enorme serviço que eles vem fazendo para a abertura de padrões.

O ChromeOS é um sistema operacional, feito para netbooks, que será inicialmente um sistema rodando em um hardware específico, meio travado para o usuário (em relação ao funcionamento, instalação de software, etc). Talvez seja correto dizer que até meio limitado, já que é um laptop feito para ser usado apenas na internet.

Eles não brincam. Sempre jogam sério.

O google, fazendo um laptop e esse laptop sendo vendido e bem sucedido fará uma coisa muito importante: Com que os usuários de word/excel/etc, não técnicos, comecem a procurar alternativas abertas para seus documentos e softwares.
Muito da soberania microsóftica ocorre não pela qualidade do software, mas sim pelo costume dos usuários de usá-los. Esses softwares tem formatos proprietários que dificultam que outros softwares possam usar os dados gerados por eles.

Liberdade!

Liberdade!

Não adianta dizer que o docx é um formato aberto pois ele não é tão aberto assim, e nem o word implementa ele corretamente.
Ter formatos abertos, softwares abertos, não significa atacar a microsoft ou qualquer outra empresa, mas sim forçar que as empresas ganhem seus clientes pela qualidade do software e não pela jaula que eles são mantidos.
Ter os documentos e softwares em formato aberto, significa para a empresa ser dona do  seu próprio patrimônio. Se por exemplo, o word deixasse de suportar o formato “doc”, em alguns anos, empresas perderão documentos de sua história por não existirem softwares capazes de editá-los e até mesmo visualizá-los.

Eu uso linux, softwares open-source e formatos de documentos, músicas e fotos abertos pois o conhecimento deve ser aberto. O conhecimento é a nossa maior riqueza.

Vamos não apenas usar ou acompanhar, mas nos esforçarmos para que o futuro seja aberto. Isso beneficia a nós todos.

Bom para o estudante que terá acesso ao código.
Bom para a empresa que será dona se seus próprios dados.
Bom para o usuário doméstico que terá sua liberdade de escolha.
Bom para todos que não serão mais presos às empresas ou softwares.
Bom para as pessoas que se desenvolverão e não terão royalties, ganância ou patentes atrasando o desenvolvimento intelectual.

Obrigado Canonical, Google, Debian, Linus, dentre muitos outros.

Referência inspiradora: http://netsplit.com/2011/01/11/leaving-canonical/

2 thoughts on “Porque o Google é importante para o Linux

    1. thiago Post author

      That’s true!
      You know, people love conspiration theories.
      Anyway, that’s right. I have the same opinion about privacy “If you want to hide information, probably you’re doing wrong things”

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *