Memória Universal

“Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo componente eletrônico que promete transformar os diversos tipos de memórias usadas pelos computadores em uma memória única.”

Todas memórias usam o transistor FET (pelo menos as que pode-se encontrar para vender). Essa memória “inovadora”, como diz o próprio criador, é bem interessante pois seu FET tem dois gates, tendo capacidade de armazenar dados voláteis e não volateis, ou seja, uma única memória pode ser usada para ‘armazenar’ e para ‘processar’ (HD e RAM).

Imagem: NCSU

Essa nova memória de duas portas flutuantes tem velocidade semelhante a uma DRAM, com um ciclo de 16 ms. Além de ter uma tensão nominal mais baixa que a comum, oque sugere economia de energia.

Então segundo os criadores os computadores serão capazes de darem boots quase instantâneamente. hum… Será que eles disponibilixam memórias para testes.. =-)

As memórias estão sendo testadas ainda, não disponíveis para nossos próprios testes, porém uma versão beta seria interessante. Agora basta saber se a memória vai ser compatível com nossas velhas placas mãe, afinal sua tensão nominal é bem menor, e tão importante quando é saber o preço que a gracinha vai custar afinal se fosse RAM, 500G seria beeemmm caro…

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=memoria-universal&id=010110110121&ebol=sim

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *