Eu lí hoje uma notícia no google blog, sobre o Google Chrome OS. É uma idéia legal de um sistema, linux-based que simplemente funcione, sem precisar ficar configurando o sistema, baixando pacotes, etc, e que seja leve e rápido. Que não fique lento depois de meses de uso (coisa que até ubuntu está sofrendo, infelizmente). Foi dito também que o sistema seria baseado no chrome e usaria um window manager novo.
Bom, isso tudo é legal, certamente, mas um detalhe importante há de ser notado. Ele usará um window manager novo.
Quando a google bota a mão, sabemos que com rapidez ela produz coisas bem legais e poderosas. Eu aqui, gostaria muito que eles não só criassem um window manager novo, mas dessem um “tapa” no Xorg para que ele fique mais simples e rápido. Ou melhor, substituam ele.
Tudo bem, o Xorg é legal, ele tem recursos legais, mas ele é antigo e grande. Até lento. Ele é muito mais do que o que é usado agora, e por causa disso, torna a vida de quem quer acesso direto à placa de vídeo mais complicada e esses sistemas mais lentos e complicados de se distribuir. A maioria das pessoas precisa de uma interface única de acesso direto à placa de vídeo e só.
Vamos aguardar e ver no que dá. Provavelmente ainda este ano teremos novidades.
Ref: Google blog